Estilista cria coleção pensada para deficientes físicos com Malha Prene, da TexPrima

Estilista cria coleção pensada para deficientes físicos com Malha Prene, da TexPrima

Estilista cria coleção pensada para deficientes físicos com Malha Prene, da TexPrima

A dificuldade de um deficiente físico encontrar um look perfeito não é segredo para ninguém. Falta praticidade aliada à beleza e conforto aliado ao estilo. Na maioria das vezes, a única opção é escolher apenas uma dessas características. Mas, no que depender de Vitória Cuervo, estilista de Porto Alegre, essas limitações devem ter um fim em breve.

Desde 2010 a criadora executa coleções democráticas que podem ser adaptadas ao guarda-roupa de um cadeirante, por exemplo, sem dificuldade. “Os recortes são pensados em pessoas sentadas, assim como outras adaptações, como o elástico na cintura e algumas aberturas que facilitam o vestir e o despir”, conta.

Em sua última coleção, a proposta foi ainda mais além: pensada para todos os corpos e gêneros, além de vestir bem as pessoas com deficiência, os looks contam também com materiais reciclados coletados pela própria estilista em praias do RS e SC. “Comecei a pensar nisso depois de ver uma exposição há anos atrás na Califórnia, onde um casal juntava lixo e fazia instalações.

Esse ano resolvi que faria algo parecido, então comecei a juntar o lixo que encontrava nas praias e, mesmo depois de ter concluído a coleção, pretendo continuar fazendo isso para sempre”, revela sobre a atitude. Além de fazer o bem para o meio ambiente, Vitória conta que se surpreendeu com o resultado das composições. “Fiz estampas com os isqueiros, escovas de dente, brinquedos… ficou incrível, amei muito usar!”.

Vestidos, camisetas, bermudas, casacos e macaquinhos compõe a coleção que foi desfilada com um casting pra lá de especial, provando que não existem limitações quando o assunto é amor à moda. Um dos detalhes que mais chamou atenção foram as peças com velcro, visando facilitar a troca de sonda. Prático, eficiente e sem danos ao visual.

Na hora de criar, a estilista conta que gosta de trabalhar tanto com artigos naturais quanto com poliéster. O segredo, para ela, está em saber escolher o material com melhor caimento e um bom toque. Foi assim que, em busca de um tecido com boa mobilidade, fininho e que remetesse ao ambiente da praia, chegou a nossa Malha Prene.

O resultado não poderia ser outro: peças-desejo cheias de informação de moda e que permitem mobilidade a quem quiser vestir, já que para Vitória, suas criações transcendem as divisões de feminino e masculino. É ou não é para morrermos de orgulho dos nossos clientes?

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados