Pesquisar
Close this search box.

Estilista cria coleção pensada para deficientes físicos com Malha Prene, da TexPrima

Desde 2010, Vitória Cuervo executa coleções democráticas e adaptáveis a deficientes físicos!

A dificuldade de um deficiente físico encontrar um look perfeito não é segredo para ninguém. Falta praticidade aliada à beleza e conforto aliado ao estilo. Na maioria das vezes, a única opção é escolher apenas uma dessas características. Mas, no que depender de Vitória Cuervo, estilista de Porto Alegre, essas limitações devem ter um fim em breve.

Desde 2010 a criadora executa coleções democráticas que podem ser adaptadas ao guarda-roupa de um cadeirante, por exemplo, sem dificuldade. “Os recortes são pensados em pessoas sentadas, assim como outras adaptações, como o elástico na cintura e algumas aberturas que facilitam o vestir e o despir”, conta.

Em sua última coleção, a proposta foi ainda mais além: pensada para todos os corpos e gêneros, além de vestir bem as pessoas com deficiência, os looks contam também com materiais reciclados coletados pela própria estilista em praias do RS e SC. “Comecei a pensar nisso depois de ver uma exposição há anos atrás na Califórnia, onde um casal juntava lixo e fazia instalações.

Esse ano resolvi que faria algo parecido, então comecei a juntar o lixo que encontrava nas praias e, mesmo depois de ter concluído a coleção, pretendo continuar fazendo isso para sempre”, revela sobre a atitude. Além de fazer o bem para o meio ambiente, Vitória conta que se surpreendeu com o resultado das composições. “Fiz estampas com os isqueiros, escovas de dente, brinquedos… ficou incrível, amei muito usar!”.

Vestidos, camisetas, bermudas, casacos e macaquinhos compõe a coleção que foi desfilada com um casting pra lá de especial, provando que não existem limitações quando o assunto é amor à moda. Um dos detalhes que mais chamou atenção foram as peças com velcro, visando facilitar a troca de sonda. Prático, eficiente e sem danos ao visual.

Na hora de criar, a estilista conta que gosta de trabalhar tanto com artigos naturais quanto com poliéster. O segredo, para ela, está em saber escolher o material com melhor caimento e um bom toque. Foi assim que, em busca de um tecido com boa mobilidade, fininho e que remetesse ao ambiente da praia, chegou a nossa Malha Prene.

O resultado não poderia ser outro: peças-desejo cheias de informação de moda e que permitem mobilidade a quem quiser vestir, já que para Vitória, suas criações transcendem as divisões de feminino e masculino. É ou não é para morrermos de orgulho dos nossos clientes?

Veja também