GUIA TÊXTIL: CETIM, MALHA E JACQUARD

GUIA TÊXTIL: CETIM, MALHA E JACQUARD

GUIA TÊXTIL: CETIM, MALHA E JACQUARD

O melhor jeito pra quem está começando a trabalhar com têxtil e moda, e quer entender mais sobre tecidos e, sem dúvidas, tocando e experimentando. Mas, antes de mais nada, e pra lá de importante saber algumas diferenciações básicas sobre tecido. Hoje, neste guia têxtil rápido, vamos falar mais sobre três tipos de tecidos bem diferentes entre si: o cetim, a malha e jacquard. Da só uma olhada em como cada um deles tem características bem singulares:


CETIM

O cetim é um tipo de ligamento de tecidos planos. É brilhante e sedoso, muito por conta da sua estrutura de trama bem fechada. Originalmente era feito em seda, mas, hoje em dia, as fibras sintéticas imitam super bem esse brilho tão característico dessa fibra chiquérrima. É um tecido muito usado para roupas de festa, muito por conta do aspecto brilhante.

Aqui com a gente, você encontra o Cetim Gucci, Cetim Royale 2, Cetim Princess e Cetim Hollywood 2, que são perfeitos para vestidos, camisas, blazers, conjuntos e muitas outras peças. 

MALHA

A malha possui flexibilidade e elasticidade que se ajusta ao corpo. A porosidade desse tecido faz com que o toque seja bem macio. Existem dois sistemas classificados dentro da malharia: por trama e por urdume. A malharia por trama trabalha com o entrelaçamento na horizontal criando todos os tipos de malha para vestuário, além de golas, punhos e meias. A malharia por urdume é feita no sentido longitudinal, fazendo tecidos para roupas íntimas, forros e toalhas. Em máquinas mais sofisticadas é possível criar rendados para lingerie, por exemplo.

No site e nas lojas, dá pra encontrar mil e uma malhas: das mais encorpadas, como a Malha Prene e a Malha Nobu - também conhecida como Malha Scuba -, até as mais procuradas, como as pra camisetas.


JACQUARDS

Os jacquards são tecidos com desenhos formados pela trama dos fios. Esses desenhos possuem resistência e durabilidade por causa da posição dos fios feitos pela máquina de jacquard, inventada lá em meados de 1800. A máquina utiliza um sistema de cartões perfurados que atua sobre cada fio de urdidura que criam os motivos decorativos no tecido.

O Jacquard Nagar Gold, Nagar Flower e o Snake, são os queridinhos da estação.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados