Handmade: Feito no Brasil

Handmade: Feito no Brasil

Handmade: Feito no Brasil

Parece que a cada avanço da tecnologia, avançamos também com o resgate ou aperfeiçoamento de técnicas de produção manual. Para o Verão 20, o handmade brasileiro vem forte e, o que antes era trend, se concretizou e promete estar em 11 de cada 10 looks do verão.

Tricôs, macramés, rendas de bilro e crochês. Os trabalhos manuais voltaram a ser valorizados e, timidamente, foram sendo bordados coleções a dentro. Prova disso foi a febre no verão europeu da bolsa de crochê, que deixou de ser um artigo artesanal e ganhou status de artigo de design. A união do barbante a materiais considerados nobres no mundo do design, como o acrílico e a madeira, elevou o status da matéria prima. 

Do ponto de vista têxtil, além da manipulação de tecidos, a laise, tecido de algodão com desenhos em bordados vazados, tem tido grande procura. O revival do tecido, junto do acessório desenvolvidos com trabalho manuais, mais que provam que o feito à mão e o produzido no Brasil - também conhecido como Made In Brasil - estão em alta e só esperando a gente valorizar.

No mundo da moda, cada vez mais vemos marcas jovens nascendo ou descobrindo nos trabalhos manuais a identidade da label. Como é o caso da nossa super parceira, a LED. Os crochês, e uma técnica feita com agulha especial e que produz um traçado semelhante ao de uma malha, faz parte do trabalho do estilista Celio, à frente da LED, marca mineira que sempre causa em suas apresentações e tem um posicionamento pra lá de forte.

Essa onda, além de valorizar matéria prima e técnicas tipicamente brasileiras, ainda colabora com o sustento de comunidades de artesãos locais, de mão de obra nacional e, claro, a preservação de técnicas ancestrais que, durante muito tempo, se viram ameaçadas de extinção, devido ao desinteresse dos mais novos em aprender e repassar tais trabalhos manuais. 

Nós, da LOF, apoiamos e valorizamos o Feito no Brasil. Sejam mentes jovens criativas ou técnicas antigas produção. A costura que transforma vida e o que move a gente!

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados