Pesquisar
Close this search box.

LOF + IAM: como fazer um posicionamento de marca

Confira dicas exclusivas para sua marca

Em um momento tão delicado quanto o que estamos vivendo por conta do COVID-19, alguns hábitos mudaram do dia pra noite, e outros, passaram a figurar na lista de mudanças a médio e longo de várias agências de pesquisa, coolhunters e consultores. Um deles foi a valorização do consumo local, que vai desde comprar legumes na quitanda do bairro, até consumir roupas, sapatos e acessórios de marcas menores. E nós, da LOF, estamos de olho nisso e sempre vendo como a gente pode ajudar.

Pensando nas micro e pequenas empresas que, muitas vezes, não tem um grande capital e apoio para investimentos, chamamos a nossa super parceira Andréia Meneguete, da IAM Inteligência de Moda, pra dar algumas dicas sobre o que uma marca pequena pode fazer para se destacar no mercado.

Especialista em branding, Andréia é jornalista com passagem por Vogue Brasil e Glamour, dá aulas em instituições super conhecidas de São Paulo, como o IED e a FAAP, e também presta consultoria para marcas de todos os tamanhos. Dessa vez, ela se juntou com a gente pra produzir um conteúdo super legal cheio de dicas sobre posicionamento de marca pra quem é pequeno empreendedor. O conteúdo completo você pode conferir no nosso Instagram. Aqui, no blog, separamos as três principais dicas, que você lê a seguir:

DICA 1: Defina sua mensagem principal

Na primeira dica, Andréia pede uma reflexão sobre o que, além do produto e do serviço, sua marca oferece ao consumidor. Para exemplificar, ela mostra que suas aulas e mentorias são oferecidas de modo e com preço acessível. E que, por meio do compartilhamento de conhecimento, as transformações nas carreiras de seus alunos e nos posicionamentos das marcas para as quais presta consultoria, se transformam.

Pelo o que você gostaria de ser lembrado?

DICA 2: Entenda seu diferencial e comunique ele

Uma marca ou profissional, quando olha para o seu produto e seu serviço, deve ver nele, explicitamente, o diferencial. Além disso, a clientela também deve ter esse diferencial percebido frente aos seus concorrentes.

O que o seu produto/marca/serviço tem que é muito diferente ou tem alto valor de diferenciação dos seus concorrentes?

DICA 3: Entregue valor simbólico

Andréia destaca que “não é só produto”. E traz, como terceira e última dica, o questionamento para os pequenos empreendedores acerca do que está no entorno da marca. Qual é o valor simbólico que acompanha seu produto ou seu serviço. 

No caso da própria, ela destaca que, um dos seus valores simbólicos é o de “transformar as pessoas por meio de conhecimento na área de moda”. E complementa com uma dica de ouro:

A gente compra mais que um produto. A gente compra a possibilidade de alguma coisa.

E aí, curtiram essa parceria nova? O que acharam das dicas? Comenta aqui com a gente e, claro, coloca tudo isso em prática. 

Ah! Fica de olho no nosso Instagram, que essa série de conteúdos com a Andréia ainda vai longe.

Veja também