Modo de Usar: Informes de Uso

Modo de Usar: Informes de Uso

Modo de Usar: Informes de Uso

Nosso rol de tecidos conta com mais de três mil artigos. Com tantas diferenças de cores, tramas e composições, a dúvida que sempre paira é: como saber a melhor maneira de cuidar de um tecido? Aqui na LOF, todo mundo que compra um tecido pode pedir pra gente o Informe de Uso pra sanar todas as dúvidas têxteis. Abaixo a gente explica um pouco mais sobre o que é e como usar.

Dados Gerais

Composição, gramatura por metro e por metro quadrado, largura e, no caso de malhas, rendimento. Essas são as informações básicas que todo mundo precisa saber de um tecido. Afinal, são elas que vão dizer se aquele pedaço de pano, por exemplo, possui ou não a composição necessária para entrar na coleção de uma marca que trabalha só com tecidos naturais, por exemplo. Além disso, a largura influencia diretamente no encaixe de modelagens, e, consequentemente, no número de peças produzidas.

Armazenagem, Encaixe, Enfesto e Corte

Essas categorias contam com instruções necessárias para cada uma das etapas da produção de uma peça ou milhares. Algumas infos ali são comuns a todos os tecidos. O armazenamento, independente de qualquer outra coisa, nunca deve ser feito em pé ou com as peças cruzadas. O encaixe dos moldes, sempre deve ser feito no mesmo sentido, para evitar diferença de tonalidade entre as partes. Antes do enfesto, é sempre bom verificar se a mesa não tem nenhum rebarba que possa puxar algum fio do tecido ou, até mesmo, rasga-lo.

Costura

Pra muitos pode parecer besteira, mas uma agulha com o número e a ponta corretos fazem toda a diferença. Informações como essas e tensão, pressão e tipo do calcador, além de uma ou outra dica importante na hora de dar acabamento, do tipo, principalmente àquelas relacionadas a viés.

Infos Adicionais

Alguns tecidos possuem lurex, foil, são do tipo “não tecido” e, por isso, precisam de um cuidado a mais na hora de costurar, lavar, passar e conservar. Tecidos plásticos, como o NP Plastic, não podem ser submetidos a qualquer processo que envolva altas temperaturas, por exemplo.

Instruções de Conservação

Nessa parte do Informe de Uso, você vai encontrar toda a instrução necessária para lavar, passar, secar e conservar, de modo geral, sua peça. Além disso, é dali que sai toda a simbologia para a etiqueta de lavagem obrigatória.

 


 

 

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados