PALAVRAS DA DÉCADA: VALOR E PROPÓSITO | TexPrima LOF

PALAVRAS DA DÉCADA: VALOR E PROPÓSITO

PALAVRAS DA DÉCADA: VALOR E PROPÓSITO


Posicionar uma marca em um mercado tão concorrido quanto o de moda, não é tarefa fácil. Em um mundo que, diariamente, é questionado sobre hábitos de consumo, sustentabilidade ambiental e social, fica ainda mais necessário ter missão, visão e valores claros; construídos de maneira que sejam levados a sério e colocados efetivamente em prática pela empresa e seus funcionários para com a sociedade como um todo e seus clientes.

Nos últimos tempos, duas palavras despontaram e irão reger os próximos tempos. São elas: propósito e valor. Depois de décadas de um consumo passivo e com pouquíssimos questionamentos sobre origem das mercadorias, das matérias-primas e, para o mundo da moda sobre "quem faz minhas roupas". O questionamento e a pressão em marcas e consumidores para que as empresas se tornem cada vez mais inclusivas, diversas e transparente, é um comportamento nunca antes visto por parte da sociedade.

A guinada de pensamento já é o primeiro passa para transformar uma indústria que descarta mais de 50 milhões de toneladas de roupa todo o ano e, grande parte delas, não são biodegradáveis. Essa conscientização por parte de um número significativo de consumidores, já fez com que marcas se atentassem a um "novo mercado" que, acima tudo, preza pelo valor do produto.

O trabalho em conjunto entre diversas áreas de conhecimento, como design, engenharia, biologia e ciência, exploram alternativas para materiais poluentes, o que resulta em novas fibras, tecidos, acabamentos e aviamentos.

Os desafios ainda são muitos, tanto por parte das empresas, que devem repensar o valor e o propósito delas mesmas e de seus produtos, além da melhor maneira para comunicar isso para seus colaboradores e clientes. Do outro lado, consumidores têm em suas mãos, cada vez mais, o poder de dar voz e vida a empresas responsáveis e comprometidas com o presente visando um futuro limpo e justo.