VOCABULÁRIO TÊXTIL I | TexPrima LOF

VOCABULÁRIO TÊXTIL I

VOCABULÁRIO TÊXTIL I

Preparamos um mini vocabulário do mundo têxtil pra você! Pra esse post, selecionamos os principais tipos de tecidos que existem. O que é um crepe? Ou uma malha? A gente explica! Já falamos por aqui como é a construção de um tecido – os fios podem formar tecidos planos, malhas e não-tecidos – e dentro dessas categorias surgem várias segmentações.

Conhecendo melhor cada um, facilita na hora de comprar o tecido ideal para a peça que você precisa. Separamos essas informações em duas partes, fique ligade aqui na nossa página pra ver a continuação. E não esquece: compartilhe com os amigues!


BRIM

Tecido forte com desenho em sarja, de algodão. Semelhante ao jeans.


CETIM

Tecido de aspecto brilhante e liso, obtido a partir de flutuações dos fios de urdume. o toque é, em geral, fluido e macio. todos cetins podem ser brilhantes, semi-opacos ou opacos, conforme a matéria.


CHIFFON

Tecido plano, transparente, feito de seda ou fibras sintéticas. É um tecido leve e fino.


COTTON

Tecidos que possuem algodão na composição, podendo ser de diferentes pesos.


CREPE

Tecido com aspecto granulado e toque áspero obtido com fios químicos ou naturais com alta torção.


JACQUARD

Tipo de construção que forma padronagens em relevo na superfície de um tecido plano ou malha.


JERSEY OU JÉRSEI

Tecido em lã, fio sintético ou algodão, composto por uma malha circular ou retilínea com características flexíveis e escorregadias.


LAISE

Tecido de algodão misto que tem por características pequenos bordados abertos, com malha sanfonada e leve.


MALHA

Tecido produzido pelo processo de malharia, conhecido pelas propriedades de flexibilidade e ajuste ao corpo. As laçadas são construídas da mesma forma que o tricô.